Posicionamento de marca: por que é importante para o seu negócio?

29/11/2021 11:06:49 | Gestão de marca Posicionamento de marca: por que é importante para o seu negócio?

Sua marca reconhecida e desejada pelo seu público: conheça as ações de posicionamento que para conquistar de uma vez por todas o seu segmento!

Se perguntassem o quanto a sua marca se diferencia no mercado, hoje, você saberia como responder? 

Quando estabelecemos um bom posicionamento de marca, é possível responder essa e outras questões. Isso porque fortalecer o bom relacionamento entre a empresa e o consumidor impacta diretamente no seu posicionamento e também nas suas estratégias de gestão de marca. 

Definir o posicionamento da sua marca é indispensável para ocupar um lugar na memória emocional das pessoas, no coração de seu público-alvo. 

Assim, se o que você quer é colocar sua marca no topo de um determinado segmento de mercado, sua empresa deve oferecer algo a mais, senão, o consumidor não vê motivos para te escolher em uma concorrência. 

 

O que é posicionamento de marca? 

Em termos básicos, posicionamento de marca é uma combinação de segmentação e diferenciação. Ou seja, é como você deseja que sua marca seja reconhecida pelos consumidores do seu nicho - e mais: como você quer que eles percebam sua marca. 

Isso vai acontecer por meio de ações para que o público se lembre da marca na hora de escolher, uma forma de conquistar o consumidor e permitir que ele fixe sua marca na memória. 

Esse processo envolve visibilidade bem clara e conexão profunda com os clientes, pois somente entendendo corretamente o segmentos de mercado que a marca está envolvida e quais são os potenciais clientes podemos chegar em respostas de como melhorar o posicionamento da marca. 

Comunique a imagem positiva da sua marca aos seus clientes. Quando você consegue manter a sua empresa sempre presente no imaginário do seu público, você mobiliza o valor da marca, os sentimentos que ela produz, o que torna sua empresa única para o público. 

O que precisa ser enfatizado é que o posicionamento da marca não é único e estático, ou seja, você pode mudar ao longo do tempo, se necessário. Um processo contínuo de posicionamento de marca é mais comum do que se pensa e acontece à medida que o mercado e o público-alvo mudam. 

O posicionamento da marca afeta muito a imagem da empresa e a definição do espaço que ela ocupará no mercado. É preciso encontrar o espaço que não é ocupado por outras empresas, identificar lacunas em um nicho, assim, uma empresa consegue se posicionar estrategicamente e preenchê-la. 

É por isso, também, que um bom posicionamento e construção da marca podem ajudar na abertura de novos mercados, aumentando o leque de oportunidades e cartela de clientes. 

Posicionar sua marca é basicamente escolher como você se apresentará ao mercado e estar enraizada no emocional dos clientes e prospects. 

 

Como definir o seu posicionamento de marca? 

Entender que é mais que necessário estabelecer estratégias de posicionamento de marca já está claro. Mas, como definir as ações que vão fazer esse planejamento ser assertivo? 

 

Destacamos alguns passos importantes para você saber exatamente como ter sucesso nesse processo:  

  • Conheça seu público 

Para definir as ações que definirão o bom seu posicionamento e que seu nome seja percebido é preciso, antes de tudo, entender seu público-alvo. Conheça com quem você está conversando - e quem você quer atrair - nos mínimos detalhes! Este conhecimento permitirá proporcionar uma experiência mais personalizada de acordo com as necessidades e tornar essa relação muito mais efetiva. 

  • Segmente seu público-alvo 

Depois da definição e reconhecimento do seu público, é preciso segmentá-lo. Esse é um dos resultados mais importantes do estudo do público. Ao entender seu comportamento, é possível definir mais facilmente o que é a melhor oferta. A segmentação do público mostrará qual é a lacuna existente entre os concorrentes em termos de serviços, trazendo oportunidades de investimento nos nichos identificados. 

  • Crie uma vantagem competitiva. Qual seu diferencial, afinal? 

Para descobrir no que você se difere da concorrência, faça algumas perguntas: que pontos problemáticos seu produto resolve? Quais proposições de valor e atributos sua marca oferece? Isso ajudará a definir a sua vantagem competitiva, isso permitirá que os clientes enxerguem o valor e seja fator determinante na decisão de compra. Torne-se insubstituível! 

  • Aumentar a popularidade da marca 

Por fim, mas talvez o mais importante: como você deseja que sua marca seja reconhecida? Esta sim é a resposta que vai coroar a sua estratégia. Mas, conhecendo seu público, entendendo sua segmentação e pensando nos seus diferenciais, desenvolver a estratégia para comunicar todas essas informações vai ser muito mais fácil. 

Todo posicionamento de marca bem feito aumentará a visibilidade da empresa. Melhorar o reconhecimento da marca também requer pensamento de longo prazo, pois ajuda a criar uma cultura de consumo e manter os padrões de excelência. Esses modelos ajudarão a reter clientes antigos e atrair novos clientes, tornando o fluxo de pessoas na empresa mais qualificado.   

 

E então, qual a importância do posicionamento de marca?   

Na verdade, o posicionamento só será alcançado quando sua marca for fortalecida no imaginário de seus clientes. Com estratégias de monitoramento, você garante que este processo seja contínuo. Quando isso acontecer, haverá um cruzamento entre valores, sentimentos, memórias emocionais e a personalidade que só a sua marca possui - isso torna a memória quase instantânea.  

Muitas marcas que conhecemos - e reconhecemos! - hoje já tiveram que realizar o gerenciamento de crises porque simplesmente esqueceram a importância de implementar o posicionamento. Portanto, lembre-se: se posicionar corretamente, sua empresa ganha vantagens, como: 

  • Economiza tempo porque sabe qual público deve atingir; 
  • Cria a sua própria diferenciação no mercado porque entende o que oferece - e sabe como oferecer; 
  • Mostra seus valores porque sabe executar coisas que os concorrentes não priorizaram; 
  • Continua a vender, porque as ofertas comerciais estão sempre na cabeça dos consumidores; 
  • Aumenta constantemente sua consciência e visibilidade da marca;  
  • Ganha autoridade de mercado;  
  • Cuida de sua reputação e trabalha uma posição de liderança no mercado;
  • Transmite com clareza o propósito da marca. 

Portanto, organizar as estratégias para posicionamento da sua marca para o seu público, de modo segmentado, é o que garantirá que, dentro da sua identidade e seguindo sua proposta de valor, suas ofertas fiquem mais claras para o consumidor, permitindo estabelecer uma ligação genuína com este posicionamento - e que feche muitos negócios! 

 

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Escrito por: Marketing