Reputação digital: o que é e por que é tão importante

15/12/2021 13:51:45 | Gestão de marca Reputação digital: o que é e por que é tão importante

Entenda como construir uma reputação digital sólida, a sua importância e como isso afeta diretamente nas decisões de compra dos consumidores.

Você sabia que a reputação digital da sua marca afeta diretamente as decisões de compra dos seus consumidores? É comum ouvirmos falar sobre a importância da presença digital e do posicionamento em diferentes canais online, mas sabemos também que a Internet é um ambiente aberto e dinâmico. 

No passado, mídias, como jornais, rádio e televisão, permitiam uma comunicação unilateral com o público. Hoje, as pessoas expressam publicamente suas opiniões sobre os produtos e serviços que consomem. E isso é um fator-chave para o sucesso - ou não - das empresas, pois agora, o que falam sobre ela tem um impacto incomparável na percepção do público.


Então, o que é a reputação de marca?

A reputação de uma marca é a percepção que as pessoas têm sobre ela. Pode ser medida por meio da confiança que o consumidor tem em uma marca e é alterada em instantes conforme a propagação de menções positivas ou negativas atribuídas à marca.

O “termômetro” para medir a sua reputação acontece por meio de conteúdos semelhantes em resultados de pesquisas, avaliações de usuários em redes sociais, postagens em sites profissionais - como o Reclame Aqui - e até artigos publicados em portais de notícias.

Uma reputação digital é avaliada por meio de tudo aquilo que é dito sobre ela na Internet. Conforme as menções negativas se espalham, a marca começa a perder credibilidade e sua reputação fica comprometida, o que influi especialmente nas vendas de uma marca.

Muito além de recomendações e histórias de sucesso, o que esse conhecimento nos diz é que os consumidores confiam mais na opinião das pessoas do que nas promoções das empresas.


O comportamento do consumidor atual impacta na sua reputação

Para entender melhor esse impacto da percepção do público sobre marcas e no desempenho dos negócios, é preciso investigar o comportamento de compra dos consumidores modernos. Se, antes, as pessoas costumavam desempenhar um papel relativamente passivo na comunicação da empresa, hoje elas são o verdadeiro protagonista.

O novo consumidor não apenas consome muitas informações todos os dias, mas nunca teve tantas ferramentas para se proteger de produtos e serviços enganosos. A publicidade definitivamente não é mais a força vital de um negócio - se uma empresa não tentar ganhar a confiança do público, pode pagar um alto preço por isso.

 

Por que trabalhar a reputação?

  • Melhorar a classificação no Google

Para um bom resultado em SEO, é preciso estar bem posicionado nos buscadores, como o Google - sua reputação digital está intimamente relacionada a ele. Para entender isso, é muito simples: se o seu negócio receber muitas críticas ou recomendações em redes sociais, notícias etc, ele irá naturalmente obter mais tráfego e, assim, o Google passa a exibi-lo em posições mais altas nas pesquisas. Além disso, ao aparecer na primeira página, mais gente conhecerá sua marca. Ótimo, certo?

Para empresas prestadoras de serviços, como cabeleireiros e restaurantes, o Google Meu Negócios avalia a pontuação de cada uma delas, que varia de uma a cinco estrelas. Portanto, o mecanismo entende quais são as melhores instituições para atender às necessidades dos internautas e, por isso, os coloca no topo da pesquisa.

  • Influenciar as decisões de compra dos clientes

Para empresas de vendas online, uma grande vantagem de ter uma boa reputação digital é que ela afeta diretamente as decisões de compra dos clientes. Para entender por que, basta fazer uma pergunta simples: ao comprar um produto online, você procura por recomendações de amigos ou, ainda, verifica as avaliações do site na seção de comentários? 

Se a resposta a uma dessas opções for sim, então a evidência do impacto da reputação digital na decisão de compra foi confirmada. Dessa forma, as opiniões positivas do consumidor são um aspecto importante para garantir a segurança e a confiabilidade das pessoas do outro lado da tela. 

  • Promover lealdade pública

Especialmente em uma época em que a Internet é aberta a todos, podemos encontrar vozes que funcionam como influenciadores positiva ou negativamente, os brandlovers e haters. Por isso, mais uma vez, vemos a importância de ter uma boa reputação digital. Nesse sentido, sabemos que os internautas são mais exigentes e compartilham com seu nicho as marcas recomendadas e as que foram “canceladas”.

  • Ganhar mais autoridade no mercado digital

Com mais vendas, bons serviços, forte influência no Google e um público fiel, a empresa claramente ganha autoridade no mercado e no mundo digital. Dessa forma, maneiras de atrair mais parceiros e expandir o crescimento dos negócios podem ser promovidas.

 

Como construir sua reputação digital?

Estabelecer uma boa reputação depende de ações planejadas por profissionais dedicados a medir, monitorar e controlar as menções à sua marca ou negócio. Veja algumas das principais ações a seguir:

  1. Invista nos seus canais de comunicação 

Quando se trata de melhorar a reputação online, todas as estratégias de marketing digital são bem-vindas: mídia social, e-mail marketing, blogs, participação em eventos e vídeos. Ao investir nesses canais de comunicação - enquanto se alinha às estratégias de inbound marketing - você pode atingir seu público-alvo. 

Além disso, crie conteúdo relevante, expanda as técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa para mostrar a autoridade do assunto e conquiste a tão esperada página inicial do Google.

  1. Aposte na humanização da marca

Organizações que se concentram em exibir apenas robôs e imagens desnecessárias criaram uma grande lacuna entre seus consumidores. Para se livrar desse obstáculo, é necessário interagir com os clientes, propor soluções eficazes e estabelecer relacionamento próximo. Por exemplo, as redes sociais são boas plataformas. O diálogo aberto e verdadeiro com o seu público é sempre o mais indicado.

  1. Monitorar para proteger a sua marca

Para garantir o sucesso de sua estratégia de reputação digital, é inevitável prestar muita atenção às interações do público e aos possíveis ataques. Esse trabalho é feito cadastrando e verificando todo o conteúdo postado em redes sociais, sites, blogs e fóruns relacionados ao seu negócio. É também fundamental verificar os resultados das principais palavras-chave utilizadas pelo seu público e concorrência.

Essas operações fazem parte da chamada gestão de reputação online ou gestão de reputação digital, e os resultados são utilizados principalmente para orientar a produção de conteúdo da empresa e campanhas publicitárias.

 

Como a Codecs pode melhorar a reputação da sua marca?

Nós realizamos um diagnóstico completo por meio de plataformas e condensamos em nosso algoritmo proprietário, o Codecs Brand Score, onde analisamos a necessidade de cada cliente e com as técnicas de performances 2.0, atuamos para melhorar, corrigir ou expandir a reputação dessa marca.

Mas afinal, porque somos líderes em reputação de marca?

Hoje, a Codecs é líder em reputação digital no mercado nacional, porque atuamos com grandes marcas em diversos segmentos.

 

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Escrito por: Marketing