Monitoramento de dados em dashboards: como impacta na gestão de marca?

29/11/2021 11:04:21 | Gestão de marca Monitoramento de dados em dashboards: como impacta na gestão de marca?

Posicione sua marca no topo: com estratégias de gestão de marca e monitoramento com dashboards, faça seu cliente escolher você ao invés do concorrente.

Que gestão de marca é fundamental para o dia a dia estratégico da sua empresa, você já sabe. 

Conforme já falamos por aqui, ela nada mais é que um conjunto de ações planejadas para posicionar sua marca no mercado. E é por meio da estratégia de gestão da marca que uma empresa pode mostrar o seu valor.  

Mas, para executar de forma consistente todas essas estratégias de construção e gestão, é preciso compreender quais ferramentas são as mais indicadas para se alinhar com seu público e acompanhar todos os resultados com assertividade e precisão. 

Os dados são essenciais para que os profissionais de marketing e planejamento gerenciem adequadamente os canais proprietários e as mídias sociais. No entanto, devido à grande quantidade de informações, os indicadores podem afetar a avaliação geral, especialmente quando os dados são distribuídos em várias plataformas e é preciso analisar tantas fontes diferentes 

Por isso, uma das maneiras de visualizar todos os aspectos e canais de forma unificada é por meio dos dashboards: painéis digitais que coletam informações, simplificam o entendimento dos canais e usuários, mostram comportamento do público e facilitam as tomadas de decisões estratégicas. 

Com os indicadores analisados nos dashboards, é possível identificar números relacionados ao alcance dos objetivos organizacionais. Os dados são o termômetro que indica os erros e o sucesso no desempenho de campanhas e planejamentos, ajudando - e muito! - no fluxo de trabalho. 
 

O que compõe um dashboard? 

Dashboards são definidos como painéis de dados convertidos em informações visuais, ajudando a identificar tendências e padrões. São construídos a partir de KPIs (Key Performance Indicators) pré-definidos, quando adicionamos atualizações em tempo real ou o mais rápido possível, temos uma forma simples e intuitiva de acompanhar os temas de interesse. 

A partir dos dados coletados pelas ferramentas da empresa, é preciso selecionar quais dados são mais relevantes para a finalidade específica daquele dashboard. Por exemplo, é possível incluir números de vendas, marketing, projetos ou qualquer tipo de desempenho organizacional. 

O dashboard será usado para o monitoramento de dados, seja otimizando os processos, compreendendo os resultados, estudando públicos ou até mesmo monitorando o crescimento da empresa. 

Essas informações devem ser apresentadas de uma forma que seja de fácil compreensão visual. Por isso, o mais comum é usar gráficos e tabelas para exibir indicadores e métricas. 

Preferencialmente, essas informações devem ser compartilhadas, não apenas entre a liderança, mas com todos que pertencem ao time. Os dashboards podem estar dispostos em uma grande tela de TV no escritório, por exemplo, ou em um ambiente digital de acesso livre, para que todos os funcionários possam vê-los. 

 

Mas, qual é a utilidade do dashboard? 

Por que gastar horas procurando dados de mídia social distribuídos em diferentes plataformas e planilhas? Para isso, os profissionais de marketing podem contar com os dashboards. Eles permitem monitorar, visualizar e comparar informações, otimizar o desempenho de diferentes processos e reduzir o tempo investido nessas análises. 

A tendência é que as empresas precisem processar cada vez mais dados a fim de fornecer informações para as tomadas de decisões e desenvolvimento de estratégias. E, para isso, é necessário selecionar quais dados são relevantes para você.  

Mas, atenção: apenas ter dados não adianta. Você precisa saber como extrair ideias e explicações disso. Portanto, é fundamental visualizar os dados de forma organizada, para ter os resultados esperados e conversar com um especialista em dados.  

 

Um dashboard assertivo vai servir para os seguintes objetivos: 

  • Conhecer o seu público e melhorar a comunicação com ele 

Qual é o perfil de um fã do Twitter? Quantos usuários visitam o Instagram? Que tipo de sentimento seu último artigo despertou? Essas são algumas respostas que você consegue obter sem precisar acessar vários arquivos diferentes. Com os dashboards, é possível compilar informações para entender o público - como faixa etária, gênero e localização. 

No entanto, é preciso ir mais longe. Para isso, a escuta social é a estratégia certa. Por exemplo, agrupando hashtags, menções e sentimentos em painéis, você consegue transformar esses dados em ações inteligentes na interação com o público e na forma de se comunicar com seu segmento.  

  • Gerenciar perfis de mídia social 

Considerando a grande quantidade de informações nas redes sociais e as especificidades de cada uma delas, gerir tantos dados é um desafio, o que faz com que os profissionais de marketing tenham mais necessidade de visualizar os dados de forma centralizada em um dashboard, que vai ajudar a gerenciar as redes sociais e aprimorar as estratégias para cada rede, a fim de manter um status online consistente.  

  • Monitorar os concorrentes 

Com os dashboards, você pode obter a quantidade total de menções e interações de sua marca ou a de concorrentes durante um período específico, bem como os sentimentos de cada menção. É importante lembrar que cada rede possui as suas limitações e nem todos os canais permitem coleta de dados não proprietários.   

  • Resumir o que dizem as principais ferramentas de comunicação nacionais 

Inscreva-se em páginas de mídia que podem mencionar tópicos relacionados ao domínio de sua marca (ou seus consumidores).  

  • Otimizar recursos 

Com os dashboards, o processo se torna mais rápido, os profissionais de marketing precisam de menos tempo para coleta de dados e podem se concentrar em outras tarefas. Portanto, a análise de dados pode ajudar a reduzir ou mesmo eliminar tarefas repetitivas e manuais.   

  • Dar suporte à gestão interna 

Um dos benefícios da visualização das informações em dashboards é conscientizar todos os colaboradores de sua importância para os resultados organizacionais. Como uma empresa é composta por processos e etapas de trabalho, se uma etapa não for bem executada, terá um impacto negativo na próxima. Ele poderá avaliar o desempenho de vendas, apoiar decisões sobre estratégia de negócios e acompanhar o desempenho das atividades de marketing. Por isso, o dashboard é uma ferramenta eficaz também para a organização interna.  

  • Fazer análise preditiva 

Essa análise serve para prever cenários que retratam o comportamento do consumidor. E, possivelmente, se manter preparado para resolver uma crise - ou, melhor ainda, evitá-la! Pode também manter a sua marca à frente de outras quando se fala em tendências de mercado e seus concorrentes não se antecipam com base nos dados que detêm, criando uma vantagem de mercado. 

 

A importância dos painéis no monitoramento de crises 

Quando uma crise é iminente, os KPIs indicam visualmente qualquer ruído no burburinho diário sobre problemas que poderão prejudicar sua marca. A partir daí, é possível determinar em poucos minutos o motivo dessas informações, a localização geográfica, as redes sociais mais utilizadas, os horários de pico, as palavras mais utilizadas, a importância dos usuários de destaque e seus temas, enfim, qualquer que seja a informação relevante para definir os próximos passos. 

Organizando visualmente as informações, é fácil perceber as mudanças, sejam elas grandes ou pequenas, e acionar as áreas necessárias para resolver uma determinada crise. No entanto, um item muito importante dos painéis no monitoramento de crises são as atualizações em tempo real. 

A tecnologia tem permitido, cada vez mais, acessar grandes quantidades de dados. O maior desafio é saber filtrar e focar nas informações realmente importantes, contando com a expertise de profissionais capacitados para interpretar as informações, explorar dados e tomar decisões corretas sobre o que é visualizado nos painéis. Afinal, os dados não valem nada se não puderem ser transformados em inteligência. 
 

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Escrito por: Marketing